O Que é j-Rock?
Para os já familiarizados com o assunto, sejam bem vindos. Para quem está conhecendo, uma apresentação a esse enorme universo do segundo maior mercado fonográfico do mundo.
Jrock é a abreviação de Japanese Rock, e se trata de um dos maiores fenômenos alternativos musicais hoje em dia. Jrock é a expressão usada para falar de rock japonês no ocidente, simples. Ou não tão simples assim, não é só um estilo de música, é um nicho musical que abriga vários estilos.
Primeiro um breve histórico, o rock chegou no Japão como no resto do mundo, com nomes como Elvis Presley e The Beatles mas a primeira música "rock" japonesa que se tem registro foi gravada por volta da década de 60. Somente na década de 80, no entanto, o país veria o rock se tornar um fenômeno com artistas nacionais conseguindo o mesmo status dos artistas pop do país.
Muitos atribuem o início do "Jrock" à banda oitentista Boøwy, banda pop/rock com pegada punk. O Boøwy foi o maior sucesso da época com influências do "Rock'n Roll" ocidental(o nome da banda é uma homenagem ao popular cantor David Bowie) mas com um som bem inovador. Naturalmente, é impossível atribuir o início de um estilo a uma única banda, seria o mesmo que dar créditos a Elvis ao início do Rock. A banda no entanto encerrou suas atividades no final da década de 80, mas outras bandas surgem nesta mesma década e revolucionaram de vez o mercado japonês. São bandas como Buck-Tick e X Japan.
Idealizado pelo bateirista e pianista Yoshiki Hayashi, o X(futuramente nomeado de X Japan) foi talvez a primeira banda de Rock Pesado a competir com os artistas pop da época. O X Japan no entanto não era somente mais uma banda de Metal. Misturando rock com música clássica, o X ficou marcado pela suas baladas românticas que comovem o público japonês até hoje. Mas a loucura que foi o Japão durante a "era X Japan" é assunto para o próximo post. Seguindo a leva do X, a partir de então surgem bandas que viriam a conquistar o Japão na década de 90 até hoje, bandas como Luna Sea, Glay e L'arc~en~Ciel. A dupla B'z, por exemplo, é hoje a banda campeã de vendas do país, e os primeiros artistas asiáticos a deixarem sua marca na Hollywood Rockwalk, a calçada da fama do rock.
O cenário japonês contém uma infinidade de bandas, dos mais variados estilos. É interessante ressaltar a influência ocidental no cenário japonês, a maioria das bandas preferem dar nomes em inglês as suas músicas, e boa parte das músicas contém palavras e/ou expressões em inglês misturadas com o japonês.
Esse fênomeno no entanto alcançou de vez o ocidente somente no novo século. Com o uso da Internet, uma imens
idão de fãs ocidentais se movem para distribuir material dos artistas, seja em sites, blogs, comunidades do orkut, fóruns, torrents....Ilegal, claro, mas é como os fãs estrangeiros vivem quando não podem comprar material original das bandas.
idão de fãs ocidentais se movem para distribuir material dos artistas, seja em sites, blogs, comunidades do orkut, fóruns, torrents....Ilegal, claro, mas é como os fãs estrangeiros vivem quando não podem comprar material original das bandas.Essa divulgação tem abrido portas para bandas japonesas conquistarem o ocidente. Bandas como Dir en grey tem atraído multidões em suas turnês pelo mundo, abrindo shows para bandas como Korn e Linkin Park. Outro grande exemplo foi o evento Jrock Revolution, idealizado pelo líder do X Japan, Yoshiki, o evento aconteceu nos dias 25 e 26 de maio de 2007 no Wiltern Theatre em Los Angeles, juntando as bandas alice nine., Vidoll, Duel Jewel, Kagrra,, D'espairs Ray, MUCC, Merry, Giguramesh e o cantor Miyavi e uma multidão de fãs que a anos esperavam um evento desse porte. Prova do sucesso, é que, ao passsar pelo local durante a madrugada que antecedeu o acontecimento, o idealizador Yoshiki distribui chocolate quente para uma multidão que já acampava no local aguardando o evento.
O Rock japonês no entanto não é diferente do ocidental simplesmente por vir do outro lado do mundo. A variedade musical é uma das principais características do estilo, as bandas no geral mudam o som com o passar dos anos, buscando novas influências, sendo quase sempre difícil de atribuir um estilo musical para uma única banda.
A qualidade das bandas japonesas é reconhecida por muitos artistas ocidentais, exemplos como este é o líder do U2, Bono Vox, que em sua passagem pelo Japão em 2006 elogiou o trabalho da banda Glay, ou o atual guitarrista do Guns N'Roses, Richard Fortune, que participou dos shows que marcaram a volta do X Japan.
Fonte: Neo Japanism
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.